Quinta-feira, 31 de Maio de 2007

Passo 5 para perder peso

Agora que já tem a tabela feita, já sabe perfeitamente os excessos que comete e onde acabar com eles.

Se me disserem que por dia só com um iogurte e mesmo assim engordam, então ou são mentirosos!!! Ou estão gravemente doentes!!!

Se engordam é porque ingerem comida a mais, este ponto não se pode alterar, quem não come não engorda. Mentalizem-se disto e rapidamente.

Mas felizmente para nós não é preciso passarmos fome, basta controlar a nossa alimentação e com o tempo e exercicio fisico vamos conseguir atingir os nossos objectivos.

Estipular metas (perder 2 quilos este mês por exemplo).

Já lhe dei dicas para fazerem um bom pequeno almoço e sem engordar muito, agora vamos para o almoço :-)

Eu por exemplo, eu passo bem sem almoçar, isto é, sem fazer um almoço de faco e garfo. Eu usualmente faço um almoço de frutas ou no inverno um prato de sopa e um bom sumo caseiro de frutas. Para mim isto funciona bem, para vocês poderá não funcionar, é por isso que precisam ver a vossas disponibilidade diária. Se almoçam fora, se almoçam em casa, se prepararam o almiço em casa para levar, se nem almoçam, etc.

Todas estas variaveis vai condicionar de alguma forma a vossa dieta.

Se almoçarem fora, optem sempre por pratos de peixe e uma salada (felizmente agora nos restaurantes, até as diárias já têm diversas escolhas de peixe). Se almoçarem em casa, optem também por peixe ou uma alimentação mais ligeira (frutas, iogurtes, etc)

Evitem os almoços em pé, com tostas mistas e um refrigerante. Porque para além de não alimentar nada, é uma bomba calórica, ficam com fome e engordam que se fartam.

É preferivel comer outras coisas, mais coisas e não engordar tanto.

publicado por emagrecerdevez às 13:27
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Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

Uma ajuda extra para os desportistas

Alguns mails me chegaram a solicitar ajudas extras, para quem já está no ginásio e quer ver o seu esforço mais rapidamente compensando.

Pois bem, para quem já pratica desporto (actividade desportista por mais de 30 minutos seguidos) aconselho que recorram aos termogenicos.

E o que são termogenicos???

Pois bem, os termogenicos são produtos farmaceuticos (comprimidos), elaborados com produtos testados e controlados que tomados 30 a 40 minutos antes da actividade fisico, produz um aumento do calor corporal e assim ajuda a eliminar mais rapidamente a gordura acumulada. Sendo que a maioria dos termogenicos são também diureticos, é necessário beber muita água, pois as idas à casa de banho vão aumentar.

De resto não existe mais nenhum segredo escondido, é sofrer muito (comer pouco!) e manter a regularidade da actividade fisica.

Com isto irão conseguir perder 1 a 2 quilos por mês (em muitos casos perde-se 1 quilo de 15 em 15 dias) e se fizerem a soma de um ano inteiro, vou ver que poderão perder 15 ou mais quilos, o que é uma coisa fantástica.

Mas não falamos só em perder peso, porque muitas vezes o importante é sentirmo-mos bem e conseguirmos vestir aquelas calças que compramos à 3 anos atrás :-)

Se fizermos ginástica com regularidade, talvez nem percamos peso, mas vamos ficar mais adelgaçados e tonificados e vamos perder volume. E perder volume é perder peso (não é igual eu sei, mas para os nossos objectivos é).

Porque muitas vezes podem ver um rapaz todo musculado e ele pesar 90 quilos e vocês pesarem 90 quilos e estarem balofos (ou seja, aqui a questão é do volume corporal e indice de massa gorda no organismo).

Mas praticar exercicio e uma alimentação controlada já é uma ajuda preciosa, o resto esperem para quando perderem alguns quilos e queiram avnaçar para outras etapas :-)

publicado por emagrecerdevez às 20:42
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Receita 6: Grelhados

O segredo de qualquer alimento grelhado é o tempero que se dá ao mesmo e de preferencia uns minutos antes de se começar a grelhar. Temos para os peixes várias opções:

Podemos pegar em pelicula metalizada de cozinha e fazer uma especie de caixa onde colocamos alho frances, cenouras, oregãos, umas fatias de cebola, depois colocamos o peixe em questão, mais oregãos e um fio de azeite. Fechamos a caixinha metalizada e vai ao forno, durante 30 minutos. O resultado final é um prato cheio de cheiros e sabores agradaveis.

Podemos também cortar salsa ou coentros, um pouco de azeite e cebola picada e misturar tudo, passar o peixe por esta marinada e colocar directamente no grelhador.

Para carnes, preparar um molho com oleo, azeite, oregãos, um pouco de piripiri, molho de soja e misturar tudo. Colocar um pouco de sal na carne e pincelar com este molho antes de colocar no grelhador.

Depois servir com uma boa salada e com um bom vinho tinto, ou numa festa entre amigos, com cervejas fresquinhas e é um manjar :-)

Cuidado com as bebidas que são muito caloricas, mas de vez em quando não faz mal :-)

 

publicado por emagrecerdevez às 19:54
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Receita 5: Saladas

Vamos lá aprender a fazer umas saladas deliciosas:-)

Como já disse anteriormente a apresentação do prato tem muita importancia, os olhos também comem e neste caso nós queremos que eles comam e desejem o prato de baixas calorias que nos preparamos para fazer. Se conseguirmos isso, o organismo vai ser enganado e vai desejar comer aquele prato todo até ao fim e no final fica saciado da fome. Isso para nós é fantástico, comemos pouco, mas saudavel e acima de tudo não ficamos com fome :-)

Para prepararmos uma boa salada, vamos por primeiro lavar a alface bem e colocar a mesma durante uns bons minutos a secar lentamente, numa tijela com um pano. Deixamos a secar lentamente durante uns 20 minutos.

Porquê este procedimento? Eu não sei como é com vocês, mas eu detesto comer a alface toda mole, para mim uma boa alface tem de ser estaladiça e crocante. Conseguimos isso se a lavarmos préviamente e se a deixarmos a secar lentamente.

Depois de seca, colocamos as folhas de alface umas em cima das outras e com uma boa faca, vamos cortar em juliana, grosseiramente. Isto da juliana, são cortes que se faz com a faca, de maneira a que a alface seja cortada em tiras, neste caso vão ser tiras grossas. E colocamos a alface numa travessa.

Depois descascamos uma cenoura e usamos um ralador (daqueles que se compram nas lojas dos chineses) e rala-se a cenoura, em pedaços pequenos, fiozinhos de cenoura ralada.

Colocamos também na travessa. Pegamos num tomate, que já tinhamos lavado e cortamos fatias finissimas e colocamos na travessa.

Podemos dar um toque de requinte polvilhando com uns cogumelos, ou então com uns camarões ou delicias do mar.

Esta é uma receita base, também podem usar tirinhas de pimento, pepino, courgete, etc, o que gostarem mais.

Agora a parte do tempero e molho, não vamos adicionar sal nenhum, mal os ingredientes da nossa salada estejam todos na travessa, vamos polvilhar a salada com oregãos e guarda-se tudo até servir.

Uma das coisas que estraga por completo uma boa salada é o molho ser colocado muito antes de servir, o que faz com que a alface fique mole e todos os restantes ingredientes totalmente empapados o molho. Não é isso que se quer numa salada, queremos ver produtos frescos, estaladiços e viçosos. Por isso só adicionamos o molho mesmo no momento de servir.

Podemos fazer diferentes tipos de molhos e podem e devem experimentar todos eles, nunca façam a salada da mesma forma, inventem e sejam criativos :-)

Molho 1: Iogurte sem sabor, divide-se o iogurte em duas parte, dois recipientes distintos. Num vamos juntar um pouco de Ketchup e no outro um pouco de mostarda. Vamos bater bem.

Eu uso bastante uns saquinhos de plastico, que se compram nos rolinhos e servem para colocar pequenas coisas lá dentro e colocar no congelador. Eu pego em dois saquinhos desses e coloco em cada um deles o respectivo molho. Depois de selado é só pegar num palito e furar na parte de baixo do saco, num dos cantos, furar com um palito. Quando pressionarem o saco, o molho vai sair de forma uniforme num jacto de olho pequeno e podem fazer desenhos por cima da salada, ou simplesmente percorrer a superficie da salada, alternando os dois mollhos. Isto vai criar um padrão na salada, que muitas vezes vezes nos grandes restaurantes e hoteis e garanto-vos que todos vao querer saber como é que fizeram isso :-)

Molho 2: em vez de usarem iogurte usem maionese e façam a mesma coisa (este molho já é mais calorico, mas de vez em quando pode-se abusar)

Molho 3: Comecem a ganhar o hábito de comprar vinagre balsamico em vez do tradicional vinagre de vinho. O vinagre balsamico tem na mesma um sabor forte e agradavel e tem muitos mais beneficios do que o vinagre tradicional. Peguem numa tijela e coloquem uma porção de vinagre balsamico, uma porção pequena de molho de soja, um pouco de azeite, um pouco de oleo. Misturar tudo muito bem e regar a salada.

Molho 4: Espremam uma laranja e juntem ao sumo obtido, um pouco de molho de soja, vinagre balsamico, oleo e azeite. Misturem bem e reguem a salada (em vez de uma laranja podem usar um limão, mas o sabor será mais forte, mas isso depende do vosso paladar)

Espero que tenham gostado e boas saladas :-)

publicado por emagrecerdevez às 18:00
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Um dos segredos: Alimentação variada

Se estão a tentar perder peso, o mais certo é supor que já tentaram noutras ocasiões e os resultados não foram muito animadores. A verdade é que todos nós gostariamos que existisse uma máquina, em que pudessemos entrar lá dentro e era só marcar os quilos que queriamos perder e já estava :-)!! Era bom mas é impossivel! Por isso muitos de nós recorre e recorreu à dieta da seiva, à dieta da sopa, à dieta dos sumos, à dieta dos iogurtes, à dieta da fruta, à dieta do peixe, etc.

E o próprio nome indica o grande erro destas dietas, elas consistem simplesmente em comer a mesma coisa durante um numero de dias seguidos, é certo que perdemos peso mas rapidamente nos fartamos de comer a mesma coisa durante 15 dias seguidos.

Meus deus!!! 15 dias de manha à noite a comer a mesma coisa, isto é de vomitar.

Daí a importancia de fazermos uma dieta baseada em diferentes alimentos e diferentes pratos, para que possamos estar 30/90/120 dias e sentirmo-nos bem com aquilo que comemos.

Em boa verdade, aquilo que vos transmito aqui nem é uma dieta, mas sim uma alimentação que devem adoptar para sempre. Comendo melhor, perdemos peso, mas acima de tudo sentimo-nos melhor e com o passar do tempo queremos atingir mais e melhores resultados.

Muita gente agora no verão passa a comer apenas saladas, o meu nutricionista uma vez disse-me que as vacas só comem erva e são gordas que se fartam!!!! E é bem verdade, mas a verdade é que comer saladas é bom e faz muito bem, mas vamos também comer outras coisas, senão vão fartar-se rapidamente de saladas e vão enjoar e depois quando for mesmo preciso come-las já não vão conseguir.

Alimentação variada, baixa em calorias e vão sentir-se muito bem :-)

publicado por emagrecerdevez às 17:16
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Alternativas ao sal

Como já vos disse, o sal em excesso é prejudicial, para além de contribuir para a retenção de liquidos é ainda prejudicial ao nosso motor (coração). Mas sem dúvida que vivemos numa sociedade que valoriza os temperos bem apurados nas comidas e desde pequenos que estamos habituados a sentir o bom paladar das comidas das nossas mães.

Como tudo, é uma questão de hábito, se retirarem o sal aos poucos dos vossos cozinhados, dentro em breve quando comerem algo mais salgado já vão estranhar e desgostar.

O mesmo de passa por exemplo com o açucar no café, já viram que cada pacote de açucar contém 8 gramas, num ano vocês bebendo um café por dia, consomem em média 5 quilos de açucar (é muita coisa!) e só estamos a falar do café. Mas o açucar vai ser tema de outro poste, este é para falar do sal e não vamos tirar-lhe esse protagonismo :-)

Vou incentivar-vos a usarem diferentes especiarias, ervas aromaticas que dão muito sabor aos cozinhados e não acarretam os maleficios do sal.

Iremos sempre colocar um pouquinho de sal, mas de resto usaremos as especiarias.

Por exemplo, uma salada, uma salada não precisa de levar sal nenhum. Coloca-se uma boa pitada de oregãos e ganham um sabor e um cheiro mediterraneo unico.

Nos diferentes cozinhados a mesma coisa, eu sou um fãn dos oregãos (não servem apenas para as pizzas!!), junta-se oregãos a qualquer prato, na fase inicial e final do cozinhado e ganham um sabor fantástico e não precisam de usar o sal. Mas falamos também de coentros, salsa, etc.

Usem e abusem das especiarias, porque são uma alternativa muito saborosa ao sal :-)

publicado por emagrecerdevez às 14:14
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Aproveitem o calor para perder peso

Está mais do que provado de que o tempo quente ajuda-nos a perder uns quilitos, isto deve-se a vários factores (vontade de ficarmos um pouco melhor para irmos para a praia, com o calor temos tendencia a beber mais liquidos e a diminuir a quantidade de sólidos ingeridos, o que comemos no verão são alimentos mais fáceis de digerir e menos caloricos, etc)

Por sua vez no inverno, quando lá chegarmos, aí sim vamos ter de fazer um esforço extra, porque as comidas são mais pesadas e o tempo quase que puxa para se engordar. Mas também para o tempo frio existem pequenas dicas que podemos usar (mas serão reveladas quando chegarmos lá).

Por agora vamos aproveitar o tempo quente para:

Beber muitos liquidos, mas que não sejam refrigerantes (os refrigerantes estão fora da nossa dieta por muito tempo). Bebam sumos de frutas, batidos feitos em casa, água (muita água), água com sabores, chá, agua com sabor a chá, etc.

Depois optem por grelhados e saladas (Vou tentar colocar algumas receitas de grelhados e receitas de saladas).

E antes de iniciarem qualquer refeição, 20 minutos antes, bebam um copo cheio de água :-) Depois comecem por atacar a salada, que é deliciosa. É um hábito fantástico que já outros povos o adquiriram aos séculos, iniciar como entrada da refeição, uma salada.

Enquanto comem a salada, falem com a vossa companhia :-) Riam-se e abordem as temáticas da actualidade, quando chegarem á politica, riam-se outra vez :-)

Depois da saladinha, passem então ao prato principal que será um bom grelhadinho.

Aqui para já, não vamos cortar em nada, tanto podem grelhar frango (boa opção), ou uns bifinhos de peru (boa opção), um bife (vamos com o tempo evitar carnes vermelhas), ou então um bom peixe (dourada, uns filetes de pescada ligeiramente saltiados, sardinhas grelhadas, etc). Para acompanhar os grelhados podem fazer um salteado de legumes chineses (compra-se embalado nos hipermercados), com milho/bambu/cogumelos/etc a que se juntam umas batatinhas previamente cozidas.

 

publicado por emagrecerdevez às 11:50
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Receita 4: Frutas

Vocês nunca se podem esquecer de uma coisa importante, os olhos também comem e nisto de perder peso também temos de apostar no aspecto visual. Tudo é pretexto para enganar o nosso organismo :-)

Vou ensinar-vos a preparar frutas, quer seja para uma sobremesa, para um pequeno almoço, ou simplesmente para um snack. Até na apresentação da fruta temos de caprichar.

Senão vejamos, nós temos fome, vamos ao frigorifico e encontramos meloa (neste caso um pouco menos do que meia meloa). Simplesmente pelo olhar vocês podem ver que aquela meloa, pequenina, não vai ser suficiente para vos saciar a fome, o melhor até será ir logo ao fiambre e queijo e preparar uma mista!!! Errado :-)

Voltem para a meloa, descasquem a meloa e cortem-na em pequenas fatias. Meia meloa dá perfeitamente para mais de 30 fatiazinhas. Meu Deus!!!!! 30 fatias!!!! Isso até já é demais, será que vocês vão comer tanta fatia??

Ou melhor, o vosso organismo ao ver através dos olhos 30 fatias, bem distribuidas pelo prato, vai automaticamente transmitir a ideia de que aquilo possivelmente será demais, mas como estão com fome, ele vai tentar comer aquilo tudo até rebentar e não poder mais.

Conclusão, quando terminarem de comer as 30 fatias de meloa vão estar cheios e não vão conseguir mais nada, o vosso organismo transmite a sensação de saciado e durante umas horas estão safos :-)

Simples e pouco calorico. Esta pequena técnica de servir frutas é essencial para se perder peso.

Experimentem e digam-me alguma coisa :-)

publicado por emagrecerdevez às 03:02
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Receita 3: Batidos

Vamos aprender a fazer um delicioso batido de frutas, daqueles que deixa qualquer um do Sheraton em último lugar.

Ingredientes: frutas da época e sumo 100% natural da marca do hipermercado que frequentarem (aquele que custa pouco e tem poucas calorias :-)!)

Hoje em dia todos temos em casa um liquidificador e se nao tiverem um, vão comprar!!! Custa nem 20 euros e faz um jeitaço, vão usa-lo para sempre. É uma compra indispensavel.

Hoje na minha cozinha tenho 1 laranja, 1 maça e meia meloa. O sumo que tenho no frigorifico é sumo de pessego do pingo doce (custou 59 centimos, 1 litro).

Vamos então partir a laranja e mandar para dentro do liquidificador (agitar bem, 20 segundos, se tanto!), descascar a maça e fazer a mesma coisa no liquidificador (outros 30 segundos), a meloa não vou usar toda (porque ainda quero-vos falar de como preparar as frutas para comer e vou usar a meloa). Portanto vamos apenas usar um quarto de meloa, colocar no nosso amigo liquidificador e mexer. Neste momento já temos uma polpa liquida muito saborosa, mas vamos acrescentar um pouco de sumo e uns cubos de gelo. Ligar o liquidificador numa velocidade reduzida para mexer o gelo e o sumo e mais coisa menos coisa, fizemos um batido/sumo fantástico, que deve ter meio litro ou mais de sumo e vamos bebe-lo todinho!

É assim meus amigos, são casados ou têm a namorada nesse dia convosco, então vão dividir com ela o sumo, logicamente!!! Por isso vão fazer mais, aumente nas quantidades ok??

E garanto-vos uma coisa, se beberem apenas o meio litro deste sumo, quase que duvido que tenham barriga para algo mais sólido como pão ou outra coisa. Mas se tiverem então comam aquilo que está no vosso plano.

Mas agora no tempo quente, beber este suminho, geladinho, dá uma satisfação tão grande, que só apetece pegar nas coisas e ir para o trabalho com as energias todas carregadas :-)

publicado por emagrecerdevez às 02:50
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Receita 2: Pequeno almoço

Para perder peso vamos ter de retirar da alimentação aquilo que é já sabido por todos como o causador de aumento de peso. Falamos de excesso de pão, excesso de doces, excesso de açucares, excesso de refrigerantes.

Vocês vão poder comer de tudo, mas numa fase inicial vamos evitar certos alimentos e quando conseguirmos atingir as nossas primeiras metas vamos compensando comendo algumas "coisas proibidas"

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Passamos muitas horas sem comer, o nosso organismo esteve a trabalhar sem energias e como tal acorda cheio de fome, vai assimilar tudo aquilo que lhe dermos e vamos tentar dar-lhe coisas boas, nutritivas e pouco caloricas.

De manha é uma boa altura para beber liquidos, o organismo pede isso, então vamos começar o nosso pequeno almoço por fazer um bom batido de frutas (ver secção de receitas, em batidos), um batido muito saboroso de meio litro, no minimo.

Para comer, vamos alternar dia sim dia não, um dia comemos 5 tostas (ou seja meio pão) com manteiga e no outro dia fazemos um preparado de frutas (ver secção de receitas, em frutas).

Podemos em vez das frutas ou do pão, comer 4 bolachas, uma taça com 3 colheres de sopa de cereais e leite.

O importante é não repetirem no dia seguinte aquilo que comeram no dia anterior.

publicado por emagrecerdevez às 02:38
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