Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

Receita 5: Saladas

Vamos lá aprender a fazer umas saladas deliciosas:-)

Como já disse anteriormente a apresentação do prato tem muita importancia, os olhos também comem e neste caso nós queremos que eles comam e desejem o prato de baixas calorias que nos preparamos para fazer. Se conseguirmos isso, o organismo vai ser enganado e vai desejar comer aquele prato todo até ao fim e no final fica saciado da fome. Isso para nós é fantástico, comemos pouco, mas saudavel e acima de tudo não ficamos com fome :-)

Para prepararmos uma boa salada, vamos por primeiro lavar a alface bem e colocar a mesma durante uns bons minutos a secar lentamente, numa tijela com um pano. Deixamos a secar lentamente durante uns 20 minutos.

Porquê este procedimento? Eu não sei como é com vocês, mas eu detesto comer a alface toda mole, para mim uma boa alface tem de ser estaladiça e crocante. Conseguimos isso se a lavarmos préviamente e se a deixarmos a secar lentamente.

Depois de seca, colocamos as folhas de alface umas em cima das outras e com uma boa faca, vamos cortar em juliana, grosseiramente. Isto da juliana, são cortes que se faz com a faca, de maneira a que a alface seja cortada em tiras, neste caso vão ser tiras grossas. E colocamos a alface numa travessa.

Depois descascamos uma cenoura e usamos um ralador (daqueles que se compram nas lojas dos chineses) e rala-se a cenoura, em pedaços pequenos, fiozinhos de cenoura ralada.

Colocamos também na travessa. Pegamos num tomate, que já tinhamos lavado e cortamos fatias finissimas e colocamos na travessa.

Podemos dar um toque de requinte polvilhando com uns cogumelos, ou então com uns camarões ou delicias do mar.

Esta é uma receita base, também podem usar tirinhas de pimento, pepino, courgete, etc, o que gostarem mais.

Agora a parte do tempero e molho, não vamos adicionar sal nenhum, mal os ingredientes da nossa salada estejam todos na travessa, vamos polvilhar a salada com oregãos e guarda-se tudo até servir.

Uma das coisas que estraga por completo uma boa salada é o molho ser colocado muito antes de servir, o que faz com que a alface fique mole e todos os restantes ingredientes totalmente empapados o molho. Não é isso que se quer numa salada, queremos ver produtos frescos, estaladiços e viçosos. Por isso só adicionamos o molho mesmo no momento de servir.

Podemos fazer diferentes tipos de molhos e podem e devem experimentar todos eles, nunca façam a salada da mesma forma, inventem e sejam criativos :-)

Molho 1: Iogurte sem sabor, divide-se o iogurte em duas parte, dois recipientes distintos. Num vamos juntar um pouco de Ketchup e no outro um pouco de mostarda. Vamos bater bem.

Eu uso bastante uns saquinhos de plastico, que se compram nos rolinhos e servem para colocar pequenas coisas lá dentro e colocar no congelador. Eu pego em dois saquinhos desses e coloco em cada um deles o respectivo molho. Depois de selado é só pegar num palito e furar na parte de baixo do saco, num dos cantos, furar com um palito. Quando pressionarem o saco, o molho vai sair de forma uniforme num jacto de olho pequeno e podem fazer desenhos por cima da salada, ou simplesmente percorrer a superficie da salada, alternando os dois mollhos. Isto vai criar um padrão na salada, que muitas vezes vezes nos grandes restaurantes e hoteis e garanto-vos que todos vao querer saber como é que fizeram isso :-)

Molho 2: em vez de usarem iogurte usem maionese e façam a mesma coisa (este molho já é mais calorico, mas de vez em quando pode-se abusar)

Molho 3: Comecem a ganhar o hábito de comprar vinagre balsamico em vez do tradicional vinagre de vinho. O vinagre balsamico tem na mesma um sabor forte e agradavel e tem muitos mais beneficios do que o vinagre tradicional. Peguem numa tijela e coloquem uma porção de vinagre balsamico, uma porção pequena de molho de soja, um pouco de azeite, um pouco de oleo. Misturar tudo muito bem e regar a salada.

Molho 4: Espremam uma laranja e juntem ao sumo obtido, um pouco de molho de soja, vinagre balsamico, oleo e azeite. Misturem bem e reguem a salada (em vez de uma laranja podem usar um limão, mas o sabor será mais forte, mas isso depende do vosso paladar)

Espero que tenham gostado e boas saladas :-)

publicado por emagrecerdevez às 18:00
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1 comentário:
De poliana soarea a 20 de Dezembro de 2013 às 13:37
muito bom vou fazer

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