Quarta-feira, 18 de Julho de 2007

Receita 9: Tostas (Pão de alho)

Se já leram alguns postes meus, principalmente alguns das dicas, vão ver que eu sou um adepto das tostas :-) É sem dúvida algo fácil de fazer e dá um resultado fantástico.

Por exemplo como já disse, se em vez de comer um pão normalmente, o fatiar em várias partes, obtendo assim um numero de fatias de pão e depois as colocar a torrar vai obter um numero de tostas que vai ficar com a sensação de que comeu mais do que um simples pão.

Mas este poste concretamente é para vos dar umas dicas de como fazer boas tostas, porque até as tostas têm segredo :-)

Por exemplo, na minha casa é assim e possivelmente na vossa também o será. O pão sobre, vai-se guardando e passado 1 ou 2 dias fica mais duro e esse pão é usado para fazer torradas ou uma mista, etc. Até admito que tenhamos de fazer isto porque não devemos deitar alimentos fora, mas a melhor tosta ou a melhor torrada é feita de pão fresco, comprado no mesmo dia.

Acreditem, não tem nada a ver uma torrada feita com pão de ontem e uma torrada feita com pão fresco, o sabor é logo outro, a textura, tudo é diferente.

Então é assim, se tiverem pão do dia anterior ou de mais alguns dias não vão deita-lo fora obviamente, mas o que podem fazer é molhar a mão ligeiramente e passar a mão molhada por um dos pães e fazem isto a todos os pães que querem torrar no forno. Vão ver que o pão vai absorver a água e vai ficar muito mais saboroso.

Mas se fizerem como eu e tentarem apenas ter diariamente o pão fresco, vou dar-vos uma receita de pão de alho :-) Que eu adoro!!! Apesar de ser ligeiramente calórico, de vez em quando não faz mal, é como tudo, se comerem hoje um pouco mais, amanha fazem mais exercicio e fazem umas refeições mais regradas :-)

Vão ao hipermercado comprar uma baguete de pão. Depois fatiam a baguete com a faca ligeiramente virada para a esquerda e vai dar umas fatias mais longas. fatiam a baguete toda e colocam as fatias num recipiente de ir ao forno. As fatias estão correctamente assentes na base do recipiente.

Depois colocam 3 colheres de manteiga numa tigela que vá ao microondas e adicionam 3 dentes de alho cortados.

A tigela vai ao microondas 1 a 2 minutos, para derreter totalmente a manteiga.

Quando pegarem na tigela, vão verificar o cheiro a alho, neste momento a manteiga já adquiriu o sabor do alho mas não de forma intensa que seja impossivel de comer como em muitos estabelecimentos. A manteiga tem um sabor quanto baste.

Pegam num pincel de cozinha e pincelam as fatias de pão. Colocam queijo por cima de cada fatia e vai ao forno a gratinar o queijo.

Podem colocar chouriço, pimento, etc.

Um pormenor que já me ia esquecendo, não colocam nenhum pedaçõ de alho no pão, os pedaços de alho é para ficarem na tigela, assim o pão de alho não fica com um sabor muito intenso e é uma delicia.

É um pequeno mimo que se podem oferecer de vez em quando e se ainda por cima tiverem visitas em casa, podem oferecer a eles este pão. Espero que gostem

publicado por emagrecerdevez às 22:41
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Trimgel a 22 de Dezembro de 2010 às 12:57
Vou experimentar a receita...Bjs
De eirinas a 21 de Agosto de 2011 às 12:09
Fiz um pergunta sobre os ingredientes que entram no fabrico das pequenas tostas aos quadradinhos que se vendem nos supermercados e,pelos vistos, não fui entendido.A razão da minha pergunta tem a ver com o facto dé ser propício à desinteria e recear que nas mesmas entre qualquer produto que a facilite.

Comentar post

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Ainda não estou no peso c...

. Novo começo :-)

. Grande Dilema :-(

. Verão = Dietas

. Paragem mas agora de volt...

. O verão já está à porta

. Suplemento CLA

. Feliz Natal

. Natal :-)

. Época dos doces :-)

.arquivos

. Dezembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Nº de Visitas :-)

.Visitantes no blog

online

.Mantenha-se a par das novidades do blog

Seja avisado(a) quando o blog for actualizado :-)

what is this?

.subscrever feeds