Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

Passo 4 para perder peso

Já tem a tabela preenchida?? Com tudo aquilo que comeu durante uma semana?

Digam-me sinceramente, não estão admirados com a quantidade de comida que ingeriram? E mesmo assim aldrabaram a tabela e não colocaram lá tudo o que comeram :-)

Mas é verdade, só depois de fazermos a tabela é que nos apercebemos que comemos muitas coisas e a grande parte delas são importantes mas existe muita coisa que vamos ter de abdicar, se quisermos perder peso claro está.

E agora é que começa a sofrimento, porque oficialmente vamos começar a DIETA.

E com dieta quero dizer, comer mais vezes ao dia e menos quantidades por refeição, em prática vocês vão passar a comer mais coisas, mas enquanto o vosso organismo não se adaptar a este novo esquema vai transmitir-vos a sensação de fome e vai ser aí que vão ter de vencer essa sensação com muito estoicismo e não podem vacilar. Sempre que tiverem fome, bebam uma garrafa de água, daquelas com sabores, é optimo para evitar a sensação de fome, pelo menos até à refeição seguinte :-)

Então vamos começar por este plano:

Pequeno almoço - snack a meio da manha - almoço - lanche - jantar (5 refeições diárias)

Se calhar alguns de vocês está a pensar "Mas isto é o que eu já faço!", pois bem, já está no bom caminho, para estes casos o importante é ver o que comem e retirar aquilo que está a causar disturbios (ou seja, calorias a mais).

A partir deste momento também se acabaram os doces, já sabem que só podem comer bolos apenas num dia da semana.

Começou oficialmente a época de sofrimento :-)

música: Toda a banda sonora do Rocky!!!!!
sinto-me: Neste momento muito bem
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publicado por emagrecerdevez às 02:24
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Terça-feira, 29 de Maio de 2007

Retenção de liquidos

Muitas vezes para além de estarmos com peso a mais, estamos também com o corpo inchado devido a outros factores que não propriamente a gordura e falo especificamente da retenção de liquidos e da má rotina de idas à casa de banho.

O nosso corpo pode começar a acumular liquidos se tivermos uma alimentação desiquilibrada, nomeadamente se comermos tudo aquilo que provoca a retenção de liquidos, a saber:

- Sal em excesso, café, alimentos com poucas fibras, etc.

Outra questão que devemos vigiar é as idas à casa banho para eliminar os dejectos sólidos, uma boa rotina nesta questão é também uma ajuda para eliminação do peso. Muitas vezes, devido à nossa vida stressada, não vamos à casa de banho as vezes que deveriamos ir, no minino duas vezes por dia.

Se beberem água, de manha meio litro de água e à tarde meio litro, vao ver que no final do 2 dia já estarão a ir mais vezes á casa de banho para libertar os liquidos em excesso :-) E se começarem a diminuir no sal e nos cafés, e beberem esta quantidade de agua, então ainda vão mais vezes.

Para as outras idas à casa de banho, comer sopa faz bem e em geral vegetais e frutas. E façam um pequeno esforço de irem duas vezes por dia à casa de banho, mesmo que não vos apeteça ir, vão e sentem-se a ler uma revistinha :-)

Organismo equilibrado e a eliminar as impurezas é meio caminho para se perder peso com mais facilidade.

publicado por emagrecerdevez às 12:51
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Passo 3 para perder peso

Mais tarde ou mais cedo iriamos chegar a este ponto e seria necessário falar disto, você para perder peso vai ter de mudar significativamente com alguns maus vicios da sua vida e adquirir outros hábitos, bem mais benéficos para si, para a sua saude e para perder peso.

EXERCICIO FISICO. Tem de ser, você vai ter de começar a mexer-se, porque é necessário desgastar as calorias que consome diáriamente e também desgastar aquelas que foi acumulando ao longo dos anos e transformaram-se em gordura.

Então vamos estudar diferentes formas de actividade fisica que pode praticar:

Se tem oportunidade e disponibilidade, sem dúvida que o melhor para lhe dar um empurrão nesta fase inicial é o ginásio. Ir para o ginásio trás muitas vantagens, você compromete-se a seguir um plano elaborado pelos monitores do ginásio e vai segui-lo. Isto vai fazer com que se sinta cada vez melhor, e vai querer ir cada vez mais para o ginásio. Por outro lado, para ir para o ginásio é preciso pagar e isso é bom, porque pagando você vai querer dar uso ao seu investimento e nunca vai faltar ao ginásio. Garantidamente, que se for para o ginásio e seguir um plano de 3 dias semanais, praticando 4 musculos corporais por sessão, mais 30 minutos de exercicio cardio e finalizando com 100 abdominais, no final do ano você nem vai acreditar naquilo que vê no espelho :-)

Não pode ir para o ginásio? Então vai ter de começar a fazer exercicio em casa, e quando digo em casa, significa que vai fazer uma parte de exercicios em casa e outra parte fora. A parte fora consiste em caminhadas de no minino uma hora, pode perfeitamente faze-las no final do jantar e é optimo para chegar a casa e dormir como uma criança :-)

A parte do exercico em casa consiste em fazer de manha ou de tarde, nunca à noite, abdominais e flexões. Se só conseguir fazer uma flexão´, só faça uma flexão. No dia seguinte já serão duas e assim sucessivamente.

É casado? Faça amor com a sua esposa :-) Mas nunca menos de 30 minutos, a actividade sexual desgasta e consome muitas calorias. Tudo é desculpa para perder peso :-)

O importante é mexer-se, é activar o organismo para hábitos mais saudaveis.

publicado por emagrecerdevez às 01:31
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Receita 1: Snack para o Lanche

Já se sabe que quem gosta de comer, tem mais dificuldade em emagrecer, logico não é??!!! Então o que temos de fazer é conseguir criar receitas e pratos culinários, de baixas calorias e uma explosão de sabor e de preferencia com muita quantidade :-) Nós temos de enganar o nosso organismo, pelo menos inicialmente, enquanto o habituamos a comer porções reduzidas.

Tudo no emagrecimento é sobre enganar o organismo, ele é muito malandro e estando habituado a comer coisas más, como hamburgueres, pizzas, torresmos, tostas mistas, cachorros, pães com chouriço, etc, vai pedir mentalmente essas coisas quando se sentir com mais fome.

Apesar de isto não ser propriamente uma receita, aqui vai uma dica para comerem o pão e obterem maior satisfação.

Em vez de abrirem o pão e comerem com fiambre ou queijo, e se tivermos fomes possivelmente nem comemos apenas um, vamos mas é comer dois!!! O que iremos fazer é o seguinte, peguem num pão e cortem-no em tostas muito finas. Um pão médio dá para 10 tostas finas :-) Imaginem 10 tostas :-) É muito mais do que simplesmente um pão :-)

Depois peguem em metade de uma fatia de fiambre e em metade de uma fatia de queijo e partam cada metade em 5 partes.

Coloquem cada parte em cima de cada tosta de pão e terão um pequeno snack digno dos deuses :-)

Para beber??? Se gostarem de chá, bebem chá morno (que é o meu caso, adoro chá). Mas vamos imaginar que o vosso caso é mais sumos, pois bem. Vão passar a adquirir sumos, ou no Pingo Doce ou no Carrefour ou Feira nova, sumos sem gás, da marca destes hipermercados, sumos 100% naturais. Existem vários sabores :-) São estilo sumos da Compal, mas com um toque fantástico e aposto que já adivinharam.....Exactamente são pouco caloricos. Para estes sumos, cada copo (medida normal) é capaz de estar equivalente a 30 calorias, mais as 10 tostas com meia fatia de fiambre e meia fatia de queijo, temos um lanche bastante reconfortante.

Neste caso, o importante nem é perder peso, mas sim reduzir na quantidade ingerida, e com esta tecnica podemos muito facilmente deixar de comer 2 pães ao lanche e só comer um, ou melhor, só comer 10 tostas!!!!

Espero que gostem deste lanche e mãos à obra.

publicado por emagrecerdevez às 01:13
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Estabelecer objectivos semanais

Ainda não começamos a falar no verdadeiro sacrificio :-) Que vai começar quando iniciar uma dieta especifica para o seu caso até conseguir manter um estilo de vida saudavel.

Neste momento ainda estamos a falar de pequenas coisas que pode e deve fazer, mesmo continuando a comer o que come, sem muitas regras ou vigilâncias. Decerto já ficou sensibilizado para a escolha de produtos alimentares menos caloricos, não vai perder em sabor e vai ganhar em menos calorias.

Agora peço-lhe que façam pequenos objectivos semanais, do género, só comer doces ao fim de semana. Um bolo não faz mal a niguém :-) Mas repetidamente é extremamente prejudicial, então o que fazer com essa vontade enorme de comer bolos???

Vamos estabelecer que ao sábado ou ao domingo pode comer os doces que quiser :-) Coma bolo de chocolate, coma mousse, o que quiser mas apenas num dia da semana.

Durante seis dias não vai comer esse alimento e vai escolher um dia para o comer. Faça essa aposta consigo e mantenha-se fiel ao seu objectivo.

 

publicado por emagrecerdevez às 01:06
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Segunda-feira, 28 de Maio de 2007

Escolher os alimentos

Aqui vai um dos primeiros truques que devemos começar a utilizar com muita frequência. Eu já falei nas calorias que consumimos diáriamente e para perdermos peso, vamos ter de reduzir as calorias :-)

Para já e sem começarmos sequer a cortar alimentos, vamos primeiro que tudo fazer uma escolha acertada dos mesmos e com isto quero dizer que vamos escolher alimentos que tenham menos calorias :-) Vamos lá a exemplos concretos:

Agora com o tempo mais quente, a maioria das pessoas consegue fazer refeições mais ligeiras e por vezes consegue passar o dia a comer apenas iogurtes, até chegar o jantar. Um iogurte em média pode ter 150 a 190 calorias. É verdade!!! Se comerem 4 iogurtes por dia, mais as refeições, só pelos iogurtes coonsumiram 600 calorias (em média). O que vão passar a fazer é escolher os iogurtes :-) E neste campo digo-vos mesmo um grande segredo, a maioria dos iogurtes light das grandes marcas continuam a ter muitas calorias, em comparação por exemplo com iogurtes adquiridos nas lojas Minipreço, Dia ou Lidl. Um iogurte linha zero, com sabores, numa loja minipreço tem apenas 43 calorias. O que quer dizer que para chegarem às 150 calorias de um iogurte de marca, vão ter de comer quase 4 iogurtes da loja minipreço :-)

Este é apenas um exemplo, mas verifiquem sempre as unidades caloricas de cada alimento e vão encontrar na mesma prateleira os mesmos alimentos mas com menos ou mais calorias. No nosso caso vamos querer menos calorias :-)

Se comendo normalmente conseguem reduzir as calorias, já estão a consumir menos calorias e se não perderem peso, pelo menos não estão a aumenta-lo :-)

E esqueçam as marcas dos produtos, em termos de redução de peso vamos olhar apenas para o valor calorico e não para as marcas. Acreditem que vão ficar surpreendidos com as calorias que podem reduzir se verificarem os produtos que compram.

 

 

publicado por emagrecerdevez às 20:10
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Domingo, 27 de Maio de 2007

Passo 2 para perder peso

Enquanto ainda está a elaborar a tabela, com as respectivas refeições e dados informativos das mesmas, gostaria que fosse pensando de que forma poderá perder aqueles quilos que deseja.

Penso que já leu que vai sofrer durante este processo de perda de peso? Não tinha lido? Então ficou agora a saber :-) Perder peso é algo que vai beneficia-lo a longo prazo e por isso será um procedimento que se deseja que seja efectuado por muito tempo. Obviamente que não vai perder peso constantemente, mas aos poucos irá atingir o seu peso ideal e aí vai ser necessário manter esse peso, sem voltar a ganhar os indesejaveis quilos extra. Por isso vai ter de tomar decisões que dizem respeito ao futuro da sua vida, que tipo de alimentação, hábitos desportivos, etc.

Enquanto elabora a tabela pense nisso, se está disposto a ir para o ginásio, se não gosta de ginásio e prefere fazer uma caminhada no final de jantar, se não pode ir para o ginásio e vai ter de fazer exercicio em casa, se por algum motivo não pode fazer qualquer tipo de esforço fisico mas mesmo assim gostaria também de perder algum peso.

Pense em todas as opções que tem e acima de tudo no esforço e dedicação pessoal que está disposto a fazer para perder os quilos. Se não quer fazer esforços então esqueça, não vai conseguir, mas se estiver disposto a fazer um pouco de esforço então vai conseguir alguns resultados.

Também depende da sua idade, tem 20/30/40 anos, tem 50/60/70, é homem ou mulher. O que é para si perder peso, quantos quilos quer perder?????? São tudo interrogações que pode e deve fazer enquanto elabora a sua tabela. Assim não perde de vista os seus objectivos :-)

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publicado por emagrecerdevez às 18:20
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Passo 1 para perder peso

Vamos então começar a perder peso, ou melhor, começar a trabalhar para se verificar perda de peso:

- Porque é que engordamos? Cada caso é um caso, mas podem ser problemas de saúde (tiroide, etc), podem ser problemas devido à ingestão de medicamentos (que produzem um efeito secundário de inchaço e aumento corporal), podem ser problemas com o excesso de comida e podem ser problemas com a ingestão de alimentos altamente calóricos. Estes dois últimos casos são os mais frequentes, nós comemos muito e comemos mal!!

Vamos dizer por média que organismo necessita de 1200 calorias por dia, se nós numa refeição ingerirmos 2500 calorias, quer dizer que para além de em apenas uma refeição superarmos as nossas exigencias calóricas, quer dizer objectivamente que temos calorias a mais no nosso organismo que vão acumular-se e vão transformar-se em gordura e vão fazer com que fiquemos mais pesados.

Se você faz desporto com regularidade (ginásio no minino 3 vezes por semana) então estes pequenos excessos não o vão prejudicar, mas tenha atenção que não deve fazer disto hábito :-) Todos aqueles que não fazem desporto, cometer estes excessos de 2500 calorias por refeição está totalmente proibido!!!!!

Mas este poste é o 1 passo para perder peso :-) E o que vamos fazer então??

Vamos medir o que comemos durante uma semana :-) Façam a vossa vida normalmente, mas tomem nota das refeições que fazem e o que comem em cada uma delas. Não custa nada, é só escrever numa folha A4 os dias da semana e depois colocar as 4 refeições diárias (Pequeno almoço, almoço, lanche e jantar).

No final deste periodo devem obter uma tabela mais ou menos certa, daquilo que tem sido a vossa alimentação nos últimos meses. Talvez o vosso primeiro pensamento seja "Eu como mesmo isto tudo??!!" Muitas vezes parece que nem temos noção daquilo que ingerimos e com uma tabela vamos poder fazer a primeira confrontação entre nós e a comida :-)

No passo seguinte iremos ver o que fazer com a tabela que elaboramos.

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publicado por emagrecerdevez às 18:05
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Estrutura do blog

Primeiro que tudo este blog serve para transmitir confiança e alento a quem pretende perder peso (seja pouco ou muito peso). Não é nada cientifico e nem vou colocar aqui soluções milagrosas para se perder peso.

Como está descrito na descrição do blog, perder peso é sofrimento, não existe outra forma. Porque para perdermos peso vamos ter de reduzir o valor de calorias ingeridas e esse processo de controlo de calorias vai fazer-nos sofrer, porque vamos ter de comer menos e comer aquilo que possivelmente não estamos habituados a comer ou possivelmente nem gostamos muito.

Mas é por esse sofrimento que temos de passar até chegarmos a uma fase de satisfação do nosso corpo, do nosso peso. Não vou dizer-vos para passarem fome, nem para se acharem gordos. Infelizmente existem muitos disturbios (alimentares, psicologicos) na nossa sociedade, que refletem más praticas alimentares e acima de tudo refletem uma sociedade muito preocupada com a imagem e pouco com a saude.

Outra coisa que devem saber é que vão sofrer enquanto perdem peso, porque o esforço vai ser constante e durante muito tempo :-) Não se pode ingerir uns comprimidos ou uns xaropes e esperar que em 15 dias se percam 30 quilos!!! Isso nem se deve sequer pensar, para conseguirem ter um corpo e mente saudavel, vão ter de corrigir a vossa alimentação, habitos desportivos e todo um pensamento direccionado para um único objectivo: Perder peso correctamente e preparar o organismo para um estilo de vida saudavel ao longo da vida.

Se conseguirem isto, em poucos meses irão verificar is progressos e o vosso sucesso. Estamos sempre a tempo de mudar e nunca é tarde para começar.

O blog vai estar dividido por Receitas, Truques e Conselhos. Podem clicar logo nas tags correspondentes e verificar se existe algum poste novo dessa respectiva secção.

Poderão colocar comentários e dar as vossas opiniões.

publicado por emagrecerdevez às 17:30
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